supergrafica.com.br

APRENDA A USAR CARTÕES DE VISITA PARA BOMBAR SEU NEGÓCIO OU SUA CARREIRA

Como escolher o melhor cartão de visitas

O cartão de visita pode parecer ser um item simples e sem importância, mas isso é algo totalmente equivocado. Esse material pode ser para uma empresa ou profissional uma extensão do seu negócio.

Esse pequeno pedaço de papel tem o objetivo de chamar a atenção de seus clientes, passar uma imagem positiva do profissional ou da empresa, servir como meio de contato e, ainda, passar mais credibilidade sobre o seu empreendimento.

A maioria dos empreendedores procuram investir pouco em seus cartões de visita. Isso faz com que o material saia com a qualidade baixa e, consecutivamente, passa uma péssima imagem da organização ou, até mesmo, do próprio empreendedor. Além disso, faz com que eles sejam descartados rapidamente.

No entanto, para ter um cartão de visita de qualidade não é necessário investir muito. Porém, é preciso fazer a escolha certa dos materiais que serão utilizados em sua confecção. E, acima de tudo, optar por uma gráfica de confiança.

Tipos de papel para confecção de um cartão de visitas

Para confeccionar um cartão de visitas, você tem diversas opções de papel e acabamentos. Para determinar a qualidade do seu cartão de visitas é necessário escolher com cuidado o tipo de papel que ele será produzido. Esse será o fator determinante para que o seu cartão tenha qualidade.

Por isso, geralmente, os cartões de visita de qualidade são confeccionados nos seguintes modelos de papel:

  • Couché fosco;
  • Couché com brilho;

Normalmente, a gramatura do papel varia entre 240 gramas e 300 gramas.

Significado de gramatura do papel

Gramatura significa o peso do papel em relação ao seu tamanho. Ou seja, o seu peso por metro quadrado de papel. Isso quer dizer que quanto mais grosso for o seu cartão de visita, mais qualidade ele terá.

É possível imprimir um cartão utilizando gramatura menor. No entanto, para ter um resultado profissional, é recomendado usar acima de 200 gramas.

Tipos de acabamento

Para que o seu cartão de visita fique mais apresentável, é recomendado utilizar acabamentos para enobrecer o material. São eles:

Laminação brilho

Após o cartão ser impresso, ele passa por um processo de aperfeiçoamento com o objetivo de melhorar sua parte estética. Ele irá para uma outra máquina, onde será aplicado uma camada plástica sobre o cartão de visita, que terá um efeito semelhante ao verniz.

A laminação brilho tem duas opções para ser aplicada. Sobre todo o cartão ou apenas em partes específicas, como o seu nome, o nome da empresa ou outra informação relevante. Nesse caso de laminação em partes, o efeito é chamado de laminação localizada ou verniz localizado. As partes onde esse acabamento será aplicado terá o aspecto brilhante.

Porém, apesar de valorizar o cartão, existe um cuidado que se deve tomar, as marcas de dedos. Cartões que recebem o acabamento laminação brilho em todas as partes, correm o risco de ter muitas marcas de dedos. Por isso, tome muito cuidado ao manusear o cartão para que esse detalhe não cause uma má impressão.

 

 

Laminação Fosca

O mesmo processo utilizado na laminação brilho é aplicado na laminação fosca, pois uma película plástica deve ser aplicada e prensada sobre o material.

A diferença é que seu efeito é mais opaco e fosco, dando a impressão de ser um cartão mais fino, elegante e profissional. E ainda, não corre o risco de ter marcas de dedos.

Quando se trata de apresentar uma empresa ou o profissional, lembre-se: menos é mais. Por isso, quanto menos informações tiver em seu cartão de visitas, mais profissional e valorizado ele será.

Além das questões estéticas, o acabamento de laminação tem o objetivo de passar mais qualidade para o seu cartão e, ainda, fazer com que ele dure mais tempo.

Escolhendo a cor do seu cartão de visita

Agora que você já sabe o tipo de papel e acabamento que terá o seu cartão de visita, outro ponto muito importante é saber qual será a cor dele. O primeiro ponto a se pensar quando for escolher a cor do seu cartão é o segmento que você ou a sua empresa atua.

Existem cores que são mais adequadas para uma área e para outra não. Por exemplo, médicos não costumam fazer cartões pretos ou amarelos, pois não combina com o setor.

Por isso, é necessário fazer um estudo de cor e da marca que justifique a escolha da cor do seu cartão. Conheça o significado das cores:

  • Amarelo: está relacionado a lógica, estimula a mente e a tomada de decisão. No entanto, ela pode ser associada a diversão, pois é uma cor muito alegre;
  • Azul: representa honestidade, lealdade e tradição. Transmite tranquilidade. Se for no tom mais escuro, pode dar a impressão de segurança e confiabilidade;
  • Branco: transmite paz, pureza, serenidade e ordem. É uma cor que se trabalhada corretamente pode deixar um cartão bonito e bastante apresentável;
  • Cinza: uma cor neutra, que transmite a sensação de conservação. É muito utilizada por empresas que trabalham com a justiça, finanças, auditorias e seguros.
  • Laranja: é uma cor otimista, positiva e estimulante. Está ligada a empresas no ramo de alimentação;
  • Rosa: feminina por tradição, transmite carinho e calma. É usada para áreas de cosméticos, moda, salão de beleza, estética e doces;
  • Dourado: é uma cor que remete a riqueza e a elegância. É utilizada por grandes empresários;
  • Preto: remete poder, seriedade e exclusividade;
  • Roxo: é a cor ligada a criatividade, espiritualidade e imaginação. Passa a sensação de poder;
  • Verde: está ligada a crescimento, fartura, ecologia e equilíbrio. Usada, geralmente, por empresas ligadas à natureza;
  • Vermelho: dá a sensação de atividade, agilidade, ação e paixão. Pode remeter também a alerta e perigo.

Como dito no início do post, o valor para imprimir seu cartão de visita com qualidade não é alto. Se comparado aos benefícios que ele trará para a sua empresa é um custo quase zero. Além disso, ele levará mais credibilidade para o seu empreendimento.

Lembre-se sempre, ao investir em um cartão de visita preze pela qualidade. Se ele for sem qualidade e com a estética ruim, será um material que, ao invés de levar benefícios financeiros para o seu negócio, trará prejuízos econômicos.

Converse com um profissional e escolha a melhor gramatura e o acabamento equilibrado para dar a elegância que o seu cartão de visitas precisa. Como dizem, a primeira impressão é a que fica, e, com certeza, a sua será a melhor.

A Super Gráfica trabalha com quatro modelos de cartão de visita: com verniz uv total frente, laminação fosca mais verniz uv localizado, laminação fosca e cartão reciclato.

Quer fazer um cartão de visitas de qualidade e com um visual bonito? Entre em nosso site e solicite um orçamento.

supergrafica.com.br

Fácil, né? Mas se sobrou qualquer dúvida, comenta aqui que a gente já responde!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *