supergrafica.com.br

Como desenvolver a melhor papelaria corporativa para sua empresa

Os usos da papelaria corporativa

A papelaria corporativa é aquele conjunto de peças utilizado por todas as empresas para reforçar e consolidar a sua marca.

Ela é composta por cartão de visitas, papel timbrado, envelopes (em dois ou mais formatos), pasta, cartão social e o que mais se adequar às necessidades da empresa.

As peças devem trazer as informações essenciais da organização: nome, marca, telefone e endereço de correspondência.

Para o cartão de visitas, que é uma peça de uso pessoal de cada colaborador, é preciso incluir também as informações de contato, como e-mail, cargo, etc.

Vamos discutir agora os principais usos de cada uma das peças, pensando que o conjunto deve ser sempre utilizado de forma coerente e organizada, contribuindo para a construção de uma imagem de profissionalismo e organização.

Cartão de visitas

O cartão de visitas é uma das peças mais importantes para qualquer gestor, uma vez que ele é essencial para a construção de um networking eficiente e consolidado.

Podemos dizer, sem medo de errar, que qualquer empreendedor que quer conquistar espaço no mercado, precisa de um bom cartão.

Essa peça deve trazer todos os dados de contato, tanto da empresa quanto do profissional em questão, e ser utilizada em eventos, reuniões e em todas as situações em que for possível encontrar clientes e parceiros.

Papel timbrado

O timbrado deve existir tanto na versão impressa quanto na digital. Ele deve ser utilizado em todos os tipos de comunicação da empresa, seja envio de orçamentos e propostas, apresentação de relatórios e outras correspondências.

Por trazer uma padronização da informação, bem como todos os dados de contato, ele acaba por ser muito útil para quem o recebe, além de ajudar na consolidação da imagem positiva da empresa.

Envelopes e pastas

Os envelopes e pastas têm a função essencial de proteger qualquer tipo de documento e informações confidenciais.

Mas, para além disso, quando são personalizados e produzidos de acordo com as características da identidade visual da empresa, servem para apresentar a marca de forma consistente ao mercado.

A impressão causada por uma entrega feita em material personalizado é sempre muito melhor do que aquela que se utiliza de peças genéricas de papelaria, demonstrando uma preocupação da empresa com os seus relacionamentos e parceiros.

Cartão social

Essa é uma peça muito útil do conjunto da papelaria empresarial. O cartão social é um cartão que traz a identidade visual da empresa e um espaço em branco, para que profissionais escrevam uma mensagem à mão, endereçada a um remetente específico.

Por exemplo, para agradecer a presença em determinado evento, um gestor pode enviar um cartão personalizado a um parceiro importante, tendo como base uma papelaria exclusiva, mas direcionando a mensagem em tom pessoal e amigável.

Esse recurso é excelente para estreitar relacionamentos importantes para a empresa.

Tudo sobre harmonia e coerência na papelaria corporativa

Quando o assunto é papelaria empresarial, é essencial pensar em termos do conjunto e ter em mente que as peças devem ser derivadas da identidade visual pensada para a empresa.

Isso significa que de nada adianta desenvolver um conjunto de peças que não dialoguem entre si, cada uma com uma cor, estilo e acabamentos diferentes.

Isso só vai trazer mais problemas à empresa, uma vez que será quase impossível que os clientes percebam que se trata da mesma marca.

É aqui que entra a importância da identidade visual, que é justamente o conjunto de elementos visuais que definem uma empresa: sua marca, as suas cores institucionais e eventuais ilustraçõesgrafismos e estampas.

A partir do momento que esses elementos são utilizados com coerência e harmonia em todas as peças de comunicação, começando pela papelaria corporativa, é mais fácil para o cliente conhecer e reconhecer a empresa.

A importância da diferenciação

Diferenciar-se no mercado hoje em dia é uma necessidade. Todo empreendedor sabe que o cenário está cada vez mais competitivo e os clientes super exigentes, em busca de marcas que dialoguem com suas necessidades e demandas.

Por isso, é muito importante descobrir quais são as formas de apresentar valores diferenciados aos seus clientes, mostrando que a sua empresa não é apenas “mais uma no mercado”. E aqui, todos os detalhes contam.

Investir em uma papelaria empresarial que seja bonita, eficiente e que encante o seu cliente é, definitivamente, se posicionar um passo a frente em relação aos seus concorrentes.

Dicas para uma papelaria corporativa eficiente

  • O principal ponto para desenvolver uma papelaria eficiente e impactante é se manter fiel às definições estabelecidas na identidade visual.
  • Mantendo as características pensadas para a marca, as peças têm tudo para contribuir para a consolidação da imagem da empresa.
  • Além disso, sempre ressaltamos a importância de se trabalhar com profissionais qualificados e especializados — um bom designer saberá apresentar as melhores soluções para as suas demandas.
  • Por fim, não se esqueça de procurar a SUPER GRÁFICA, que vai garantir a manutenção das características pensadas para as suas peças.

supergrafica.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *