supergrafica.com.br

Verniz: qual a diferença entre total e reserva

O Verniz é um acabamento muito utilizado em cartões de visita, eles são usados para realçar determinadas áreas de seu cartão (mas podem ser usados em outros materiais, porém são mais usuais em cartões de visita), o verniz pode ser usado de três maneiras: reserva de verniz menos de 30%, onde são aplicados em logos, nomes e marcas d’água, reserva de verniz mais de 30% ou verniz total, quando você quer destacar toda a arte do cartão.

A aplicação do verniz é usada para dar um acabamento mais refinado ao cartão, ele faz com seu nome, logo ou imagem fiquem realçados no cartão.

Mas afinal qual é a melhor opção, reserva ou total?

A resposta depende muito de qual é o seu objetivo, se você quiser dar destaque apenas a seu nome ou ao logo, a melhor opção é a reserva menor de 30%, se você quiser dar destaque a uma imagem a resposta correta seria uma reserva maior de 30%, agora se você necessitar dar destaque a toda a sua arte o verniz total sem dúvida é a melhor opção.

E como eu faço para enviar um arquivo para conter a reserva ou verniz total?

Para produtos com verniz localizado o procedimento de montagem da arte permanece o mesmo, porém é necessária a utilização de “máscaras de verniz” para indicar o local em que o verniz será aplicado, lembrando sempre que o arquivo enviado para qualquer arte impressa deve sempre ser em CMYK e não em RGB (caso você não saiba a diferença entre CMYK e RGB descubra a diferença no nosso blog clicando aqui).

Desta forma teremos então 1 arte para a frente a ser impressa, 1 arte para o verso a ser impresso, 1 arte para a indicação de verniz da frente e 1 arte para indicação de verniz do verso.

As máscaras de indicação para verniz local, são copias de textos, imagens ou quaisquer objetos onde terão a aplicação de verniz, porém estas cópias obrigatoriamente são uniformes na cor preta.

Atenção

Trabalhamos com verniz local em relevo, um diferencial que proporciona maior qualidade, porém a produção de verniz local com relevo, impõe algumas limitações.

Como por exemplo:

Não se deve utilizar verniz local nas marcas de corte, pois o verniz em relevo quando cortado quebra, e desencadeia um processo de descamação.

Não utilize verniz em textos ou objetos pequenos ou muito finos, pois é normal que o verniz sofra variações de encaixe. Quanto menor o texto ou objeto mais o resultado final vai ser um aspecto de desencaixe. Não será reproduzido materiais que tiverem fora das especificações.

Confira o posicionamento de sua máscara antes de realizar o envio dos arquivos.

 

Verniz alto relevo quando aplicado em grande quantidade, em coberturas muito extensas poderá ocorrer eventuais bolhas.

Existem limites gráficos para a aplicação do Verniz?

Sim é a resposta, para papéis com uma gramatura inferior a 250 g a reserva ou acabamento total em verniz não é indicado pois o papel é muito fino e a aplicação do verniz tem um risco enorme de não dar certo, por isso, sempre que você solicitar um acabamento em verniz, solicite com um papel de gramatura superior a 250 g.

A Super Gráfica

Na Super Gráfica temos uma equipe de profissionais que estão esperando seu contato, acesse agora mesmo https://www.supergrafica.com.br e conheça toda a gama de produtos que podemos oferecer a sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *